24 de dez. de 2010

Natal, capistalismo e família

Saudações Cordiais HoHoHo,


 Véspera de Natal, e mesmo não seguindo religiões, não posso negar o fato de ter sido batizado em igreja católica, ou seja, Feliz Natal!!!
 O Natal realmente é um dos maiores e mais importantes feriados comemorados mundialmente, sendo assim uma cultura única para todos em um só dia. Mas toda essa comemoração e celebração é para comemorar o nascimento de Jesus Cristo? Nada! Assim como o Natal é cultura mundial única, (menos nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano) o capitalismo também faz parte de nossa cultura  e do cotidiano de cada um, e consegue ser o extremo do feriado natalino. Ou Papai Noel é um bom velhinho socialista que entrega uniformes para todas as crianças não se sentirem excluidas perante a outras que vestem roupas de marca? É minha gente, até Papai Noel é um carinha capitalista, assim como você, assim como eu.


 Todos temos desculpas para mentiras, ou só para parecermos carismáticas e preocupadas com "espírito de Natal", as pessoas se sentem forçadas a falar coisas boas umas das outras só nesse dia (Jesus fica feliz, ele feliz...), por que não me desejam felicidades todos os dias? 
 E nem mesmo no Natal, as pessoas não são capazes de esconder o seu "verdadeiro significado do Natal" como: "Espero que esta data signifique muito mais que simplesmente trocar presentes". Jura?
  Ganhar presentes já faz parte do Natal (para católicos e protestantes), os enfeites natalinos, a comida farta, a família reunida, o brinde, é o retrato da sociedade. Um retrato que não podemos mudar.


  Mesmo eu não conseguindo enxergar a preocupação de comemorar religiosamente essa data das pessoas, o Natal é mágico em uma coisa: Ela reuni as famílias (mesmo sendo pelo fato de se reunirem para o "Amigo Secreto") e isso significa alguma coisa em especial. Chama aquela sua tia do outro lado do país, seus priminhos insuportaveis, o papagaio da vovó que fala palavrão,  o seu tio bêbado, aquela prima gostosa, e isso torna o Natal especial, pelo fato da sua família lhes trazer certa felicidade. 


 Se eu não fui muito claro em minhas idéias, só quero deixar um recado: Eu não sou contra presentes no Natal (eu gosto deles) só me intriga o fato das pessoas se importarem com isso e não com o significado maior da data.


Desejo um Feliz Natal para todos, felicidades, sorte em exercer alguns pecados capitais como a gula e luxúria (para balanciar exerçam depois algumas virtudes sagradas e fica tudo bem), e agradeço todos que acompanharam ou que acabaram de chegar aqui no Blog este ano! Obrigado :D

3 comentários:

  1. O Natal serve principalmente para incitar o consumismo desenfreado
    Uma reeducação ao consumo deveria ser feita também nesta época.
    O sentido do Natal está completamente desvirtuado

    ResponderExcluir
  2. o natal serve para desejar feliz natal (: então feliz páscoa meu bem! <3

    ResponderExcluir
  3. ah, lembrei do meu cartão do snoopy .-.

    ResponderExcluir

Valeu pelo comentário ;D